domingo, 20 de novembro de 2011

Quem está certo? E quem está errado?



Quando criança ouvia minha mãe dizer: fique sempre do lado certo.
Cresci e hoje tenho dúvidas sobre a garantia que posso ter que, o certo lado de certa coisa é realmente o certo absoluto de tudo.
O certo lado é um lado ao qual se escolhe, pensando ser certo por uma certeza simples do coração. Esse acaba guiando a gente por um certo lado e aí se temos paz, prosseguimos num certo lado, crendo ser o lado certo.

No tempo em que fui líder de adolescentes ouvia a garotada me perguntando: “ isso é pecado?”
Passado muito tempo ouço gente adulta me perguntar as mesmas coisas, sem saber que a resposta é comprida e que no fim o que fica é o certo lado certo que se escolhe no coração.

Tenho medo de respostas absolutas sobre a verdade. Paulo disse algo interessante: “agora conheço em parte...”. um dos maiores da fé disse não ter visto tudo a fim de declarar que o resultado de suas buscas na fé eram as verdades absolutas do universo. Sábio como era, preferiu dizer: “ não vi tudo ainda...”.

Não posso dizer que o outro está errado e afirmar que estou certo, pois isso é loucura num prisma tão plural quanto o da fé cristã. Ando cansado de ouvir que fulano está certo e o sicrano está errado. Cansei de gente idiota na televisão defendendo a honra de ter uma moral irretocável, quando Jesus disse ter vindo para os “ doentes!”. Aliás defender a honra de nunca ter pecado é assinar um atestado de mentiroso ao próprio Deus, pois Ele nos ensinou pela escritura que se dissermos que não temos pecado fazemos d´Ele mentiroso.

Não procuro ter a consciência limpa, quero ter uma boa consciência. Pra mim ela precisa me dizer que estou errado quando estiver e não ser limpa se eu ainda for sujo.
Aliás tento convencer as pessoas que sou um igual. É difícil porque muitos procuram um homem ideal e sem erros à sua frente. Não sou nada ideal! Fico escondido atrás da cruz de Jesus e nela me encorajo a pregar apesar de todas as lutas que a nossa estadia nesse corpo-carne nos traz.

Quando leio-escuto-vejo igrejas e pessoas que se colocam como bastiões da verdade absoluta, penso em Paulo... Vejo em parte...
Não posso dizer que estão totalmente errados por pensarem diferente de mim, não mesmo; apenas pensam diferente de mim e isso é tudo o que tenho a dizer.
Não posso afirmar que tenho absoluta certeza... teria que afirmar que o contrário do meu pensamento é absoluta mentira, ou que aquele que o tem está errado.

Posso dizer que me movo por fé. Vejo em parte.

“Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.”

Nisso eu tenho cuidado. Não posso fazer uso das minhas liberdades e atingir aquele que não entende o quanto sou livre! E por mais que esteja certo de que não peco fazendo algo pelo uso da minha liberdade cristã, ainda assim por causa de alguém que pode se ferir por minha causa não o faço.
E de certa forma o certo vira impraticável dependendo da circunstancia em que o certo lado do certo se manifesta por uma liberdade que não é fraterna e nem se preocupa no mal que posso causar ao meu próximo irmão.

“Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos?
Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem.
Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.
Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar.”

Certo ou errado... faça a sua escolha em Deus e permita a outrem fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário