sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os dez anos de um ministério pastoral




Tenho tanta coisa pra dizer, que por medo de esquecer algo, resolvi escrever.
Nunca me imaginei fazendo um discurso, porém hoje vejo a necessidade de ser detalhista e bem ordenado. Foram os dez anos mais incríveis da minha vida.
Desde o momento em que resolvi que a minha vida estaria dedicada pra obra do meu Deus, nunca mais fui o mesmo.

Nesses dez anos vivi de tudo! Foi como um sonho ainda jovem ser chamado pelos meus pastores e receber um convite-desafio. Aceitei o convite sem saber exatamente o que significava ser um pastor. Até então eu achava que o pastor era o pregador, o dirigente de um culto.

Foi necessário passar pela escola do sofrimento e aprender na marra o que é ser um pastor. Ainda não descobri tudo, não sei todas as respostas, mas percebo que agora vejo melhor a minha missão.

Fui provado na perda. Perder é uma estrada educadora. Enquanto eu era o sempre campeão não era moldado por Deus. Mas ele quis fazer de mim um vaso novo. Precisei ser desfeito. Tomar uma nova forma. Mudar.

Tive que enfrentar os meus medos. Descobri que sou um homem com muitos medos. E sendo pastor, fui provado na rejeição, no abandono, no esquecimento, na ingratidão. Precisei enfrentar os monstros que teimavam em fugir das correntes.

Minha confissão foi profundamente necessária. Confessei o meu pecado, confessei minha incapacidade de lidar com ele sem mergulhar na graça de Deus. Desisti do estigma do super-homem. Hoje falo com mais facilidade que: tá doendo.

Não sou o dono da verdade. Aprendi que ainda que eu chegue a muitas certezas, elas nem sempre são verdades absolutas. Pode ser que a minha verdade seja a verdade pra mim. Aprendi a respeitar os pensamentos diferentes e procurar a paz.

Foi necessário confessar que sou um homem orgulhoso. Não tenho facilidade em mudar de posição. Deus precisou agir com dureza no meu orgulho. Passo por situações em que vejo o orgulhoso sendo quebrado. Ser pastor é humilhar-se diante de Deus e diante dos irmãos. Procuro a humildade, fujo da vaidade, fujo dos holofotes, dos brilhos satânicos que se escondem em elogios e afagos.

Percebo satanás andando em derredor o tempo todo. Sei que ele quer o meu fim. Não me engano que, na primeira oportunidade ele vai me destruir. Escondo-me atrás da cruz de Cristo. Nada além do sangue.

Prometo servir a Palavra de Deus e não usa-la pra mim. Meu compromisso é anunciar a Jesus, e a suficiência da obra redentora da cruz. Não vou ceder aos apelos de quem deseja um novo evangelho, um que agrade, que favoreça. Quando for repreensão será... quando amor, também será.

Serei um servo da igreja do Senhor. Pra mim é melhor servir que ser servido. Não quero honras, tudo será sempre de Cristo. Nada da igreja será meu, a não ser o amor que será partilhado entre os irmãos.

Serei um cuidador da minha família. Não vou desistir de servir à minha casa. Amá-los e dedicar à minha família o meu amor a Deus. Meus filhos vão aprender sobre o amor de Deus olhando pra minha vida. Eles saberão que o pai deles foi um homem que amou a obra de Deus.

Vou confessar minha fraqueza, pra que eu nunca tropece na soberba. Se cometo erros, vou confessa-los. Não vou fingir ser alguém que não sou. Sinceridade diante de Deus.

Vou encontrar a Jesus no pobre. Nego à minha vida o sonho da nobreza. O rei da glória está escondido nos pequeninos. Vou abraçar indigentes, carentes, necessitados. Sempre vai haver na igreja que pastoreio um lugar pra se importar com os pobres. Conheci a miséria, sei bem o que é não ter.

Não sei se vou ganhar o mundo inteiro pra Jesus, mas não custa tentar! Quero ter um coração missionário! Não quero me sentir satisfeito quando as minhas necessidades pessoais diminuírem. Que o Senhor me de um coração que se importa com os perdidos.

Entrego o meu futuro nas mãos de Deus, meus sonhos e projetos. Entrego minha igreja, família,amigos todos nas mãos de Deus. Que a minha vida inspire a vida de outras pessoas em seguir a Cristo. Que o Senhor seja louvado na minha história. Que eu entregue à geração que virá após mim um legado de compromisso com o reino de Deus.

A Cristo Jesus, seja a honra, a glória e o louvor pelos meus primeiros dez anos como pastor das ovelhas do rebanho amado do Senhor.
Celso Aloisio da Silva.

Um comentário:

  1. Que lindo!! sou sua fã Pastor ... desejo a você e família todas bençãos de Deus e que vocês sejam sempre felizes!!

    ResponderExcluir