quinta-feira, 17 de maio de 2012

Porque não treinamos?


Num dia em que reflito sobre a minha liderança espiritual e sobre as pessoas que essa liderança atinge, luto contra um conceito antigo: " quem é, é!"... ou " quem é já nasce pronto!"

Mas que droga! Alguém um dia pensou isso de mim, me tacaram na fogueira e disseram: "Se Deus for com ele, vai sobreviver!".

Aos 19 anos eu liderava um grupo de mais de 300 jovens. O crime estava feito! Hoje eu não faria o mesmo com um garoto de 19 anos! Ainda que esse garoto fosse eu...

O pior é me pegar pensando do mesmo jeito com os que lidero, e vejo tantos líderes fazendo o mesmo. Pastores que não conversam com os líderes de departamentos da igreja, mas quando algum problema sério acontece, esses mesmos pastores " cortam a cabeça", como meio de solucionar crises.

Pensa comigo...

Porque não treinar esses líderes?

Porque O Bernardinho foi 300 vezes campeão na seleção de vôlei e nós como igreja não aprendemos nada com esse sujeito?

Porque não treinamos?

Vamos pensar nisso? Vou me arriscar em algumas respostas:

Não treinamos porque treinamento leva tempo. Ninguém tem tempo!E na igreja pós-moderna esse é um problema grave!É difícil marcar alguma coisa fora do culto na agenda dos irmãos. Quase nunca dá!

Não treinamos porque na nossa cabeça o que a gente precisa Deus dá! Esse é um lance que aconteceu comigo. Os que achavam que eu tinha ministerio me mandaram pra batalha, se eu voltasse vivo... então fui escolhido por Deus. Se eu morresse... Eu não escreveria isso hoje ne...

Não treinamos porque existem muitos mecanismos. Até a gente resolver um método pra aplicar, já era! Lançaram um novo! Aliás... treinamento fala de continuidade, e não dá pra ter continuidade no meio de um povo que adora novidades! A continuidade não pode durar mais que um ano... senão fica obsoleta!

Não treinamos porque ainda não celebramos o outro. É verdade! Você treinaria alguém pra fazer o que você faz? Sob o risco desse alguém ser melhor que você? Enquanto não celebrarmos o outro com o espírito de João Batista, que dizia: " Convém que Ele cresça e que eu diminua!", enquanto isso não acontecer não treinaremos com alegria!

Jesus passou três anos treinando seus discípulos. Os enviou num evento teste, quando setenta foram e trouxeram revelações que até os demônios se sujeitavam a eles.

Jesus treinou sua equipe...

E por causa desse treinamento essa equipe teve um sucesso maravilhoso! Onze homens bem treinados revolucionaram o mundo!

Não há segredos... O Cristo dos milagres, do poder, da cura, das multiplicações... Esse mesmo Cristo... investia no treinamento dos seus discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário