quinta-feira, 24 de maio de 2012

Conselhos para os solteiros





Vez por outra, converso com gente que ta meio em “crise” pelo seu “estado” de solteiro...
Escrevi estado e me lembrei da água. Sólida, líquida e gasosa... Sempre a mesma...
A morfologia da palavra solteiro tem na raiz a palavra “solto”, ou seja, solteiro é alguém que está em tese “livre”, desacorrentado, mas infelizmente sozinho...
O poeta cantou e não sou eu quem o vai desmentir: “é impossível ser feliz sozinho”.
Fiz uma cartilha pra meus amigos solteiros, se lerem boa coisa farão...

1 - tenha amigos.

O fato de não ter encontrado alguém pra se relacionar homem x mulher, não te impede da relação pessoa x pessoa. Sujeito chato é o solteiro sem amigos. Ele enjoa de si mesmo. Sair com amigos, visitá-los, falar e ouvir é um encher-se de um relacionamento que não te deixa na angustia de uma solidão.

2 – enquanto estou solteiro...
O que você constrói enquanto ainda não encontrou alguém? Nossa! Tem gente que associa estar solteiro a não ter projetos. Acredito que seja uma importante fase de desenvolvimento, um período de investimento em carreira e nos estudos (não necessariamente nesta mesma ordem).

3 – o próximo namorado (a) não é promessa de Deus.
Tenho raiva de quem manipula a vida dos outros dizendo: “essa mulher é de Deus pra você!”, ou” Profetizo casamento na vida de vocês!”. Manda essa gente pra aquele lugar! Gente manipuladora! Quando se relacionar, se relacione! Beije! Abrace! Sinta! E decida! Decida! Não transfira pra Deus, pra depois colocar na conta dele uma escolha sua mal feita! Deus quer fazer parte da sua vida como amigo, e meus amigos não escolhem minhas roupas, as casas onde vou morar. Essas decisões são minhas e não tenho crise com os amigos porque faço minhas escolhas. É claro que o conselho pedido será dado. Mas transferência de responsabilidade é demais. Mesmo que seja eu a pessoa a te dizer que seu namoro de 1 mês vai dar em casamento, não acredite! Viva o relacionamento!


4 – você não tem uma única/ última chance.

Olha... Deixa-me ser bem sincero. Tenho pena de gente que não se relaciona com gente muito legal porque não se “vê” casado (a) com ele (a). Nossa... É namoro!
É um tempo de aprender um sobre o outro. E tem gente que deseja todas as respostas antes de entrar na relação. Saber se vai dar certo meio como “joga no Google”. Mesmo que você seja cristão (protestante – evangélico – crente – discípulo (termo antigo, mas super pós-moderno) precisa se relacionar.

5 - aprenda a se divertir sozinho
Cuidado se você só gosta de sair acompanhado. Se pega no telefone nos fins de semana e começa a caçar amigos pra se divertir. Nada contra ter amigos, aliás, é o primeiro conselho da lista, mas pense bem: você gosta de estar consigo mesmo? É difícil pensar assim... Mas gostar de estar consigo pode traduzir se outra pessoa gosta de estar contigo.

6 – aprenda como amar.
Jesus nos ensinou sobre como amar o outro. Da mesma maneira como nos amamos. Não é possível dar algo que não se tem. O amor nasce em si e por si. E ele transborda... E chega no outro. Talvez você não tenha conseguido amar a nenhuma outra pessoa, porque ela na verdade é o próximo na lista do amor. O próximo vem depois de você. O amor em começa em você, por você e chega no outro.

7 – não faça do tempo um inimigo.
Estar solteiro e ter mais de 25 anos parece uma praga pra alguns. Pois eu digo o contrário. É uma benção. Viver mais e ter mais elementos pra fazer uma boa escolha, é o que muitos dos solteiros precisam. Aproveite os anos de aprendizado, cresça. Aprenda com as experiências que deram errado. A vida não é feita só de acertos. No seu tempo certo, no tempo que você está construindo... Vai fazer uma escolha abençoada.

Bom... Quem sabe acontece uma segunda lista?
Há tanta coisa que eu poderia dizer...
Fica pra próxima.

Um comentário: