sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dar dinheiro na igreja

Dar dinheiro na igreja tem sido uma prática cada vez mais questionada. Certamente em virtude dos abusos de lideranças religiosas de caráter duvidoso, e a suspeita de que os recursos destinados à causa acabam no bolso dos apóstolos, bispos e pastores, não são poucas as pessoas que se sentem desestimuladas à contribuição financeira. Outras tantas se sentem enganadas, e algumas o foram de fato. Há ainda os que preferem fazer o bem sem a intermediação institucional. Mas o fato é que as igrejas e suas respectivas ações de solidariedade vivem das ofertas financeiras de seus frequentadores e fiéis. Entre as instituições que mais recebem doações, as igrejas ocupam de longe o primeiro lugar na lista de valores arrecadados. Por que, então, as pessoas contribuem financeiramente nas igrejas?

Não são poucas as pessoas que tratam suas contribuições financeiras como investimento. Contribuem na perspectiva da negociação: dou 10% da minha renda e sou abençoado com 100% de retorno.  Tentar fazer negócios com Deus é um contra-senso, pois quem negocia sua doação está preocupado com o benefício próprio, doa por motivação egoísta, imaginando levar vantagem na transação. É fato que quem muito semeia, muito colhe. Mas essa não é a melhor motivação para a contribuição financeira na igreja.

Há quem contribua por obrigação. É verdade que a Bíblia ensina que a contribuição financeira é um dever de todo cristão.  A prática do dízimo, instituída no Antigo Testamento na relação de Deus com seu povo Israel foi referida por Jesus aos seus discípulos, que deveriam não apenas dar o dízimo, mas ir além, doando medida maior, excedendo em justiça. A medida maior era na verdade muito maior. Os religiosos doam 10%, os cristãos abrem mão de tudo, pois crêem que não apenas o dízimo pertence a Deus, mas todos os recursos e riquezas que têm em mãos pertencem a deus e estão apenas sob seus cuidados.

Alguns mais nobres doam por gratidão. Pensam, “estou recebendo tanto de Deus, que devo retribuir contribuindo de alguma maneira”. Nesse caso, correm o risco de doar apenas enquanto têm, ou apenas enquanto estão sendo abençoados. A gratidão é uma motivação legítima, mas ainda não é a melhor motivação para a contribuição financeira.

Existem também os que contribuem em razão de seu compromisso com a causa, com a visão, acreditam em uma instituição e querem por seu dinheiro em algo significativo. Muito bom. Devem continuar fazendo isso. Quem diz que acredita em alguma coisa, mas não mete a mão no bolso, no fundo, não acredita. Mas essa motivação está ainda aquém do espírito cristão. Aliás, não são apenas os cristãos que patrocinam o que acreditam.

Muitos são os que doam por compaixão. Não conseguem não se identificar com o sofrimento alheio, não conseguem viver de modo indiferente ao sofrimento alheio, sentem as dores do próximo como se fossem dores próprias. Seu coração se comove e suas mãos se apressam em serviço. A compaixão mobiliza, exige ação prática. Isso é cristão. Mas ainda não é suficiente.

Poucos contribuem por generosidade. Fazem o bem sem ver a quem. Doam porque não vivem para acumular ou entesourar para si mesmos. Não precisam ter muito. Não precisam ver alguém sofrendo, não perguntam se a causa é digna, não querem saber se o destinatário da doação é merecedor de ajuda. Eles doam porque doar faz parte do seu caráter. Simplesmente são generosos. Gente rara, mas existe. O relacionamento com Jesus gera esse tipo de gente.

Finalmente, há os que contribuem por piedade. Piedade, não no sentido de pena ou dó. Piedade como devoção, gesto de adoração, ato que visa apenas e tão somente manifestar a graça de Deus no mundo. Financiam causas, mantém instituições, ajudam pessoas, tratam suas posses como dádivas de Deus, e por isso  são gratos, e são generosos. Mas o dinheiro que doam aos outros, na verdade entregam nas mãos de Deus. Para essas pessoas, contribuir é adorar.
Ed René Kivitz

Então é Natal...

Essa é outra canção com a qual começo um texto. Gravada pela simone, uma versão de um linda música escrita por John Lennon.
A versão brasileira pergunta: então, é natal e o que você fez?
A melhor pergunta não é o que você fez, mas, afinal de contas, o que é Natal pra você?

Simples, o Nascimento de Jesus! Bem, se Jesus é Deus e eu creio que é, então Jesus não nasce no Natal, Ele encarna( o verbo se fez carne), e entra na história humana.

Então Deus entra na história humana, se faz homem...

Pra que um Deus todo poderoso, dono de todas as coisas vai se ausentar de seu trono apenas pra entrar na história humana?

Lembre-se que Ele não tem necessidade de coisa alguma. Ele não quis ficar famoso, nem aplausos, não queria poder( Ele tem todo), O que será que Deus veio fazer aqui?

A melhor resposta seria: veio atrás de nós. Por amor, um eterno amor...

A melhor pergunta sobre Natal não é o que você fez, mas se dá pra entender um Deus que vem atrás de gente como nós!?

Celebro o natal como a centésima ovelha! Carregada nos ombros, por um Pastor que deixou as noventa e nove e veio atrás da ovelha teimosa...

Sabe, o Natal é uma grande notícia, que não trato como os outros. Gosto da idéia de comemorar a vinda do meu Senhor o tempo todo.

Os Cristãos vivem o Natal o ano inteiro.

Feliz Natal!

Alguns sonhos

" Sonhar não custa nada, não se paga pra sonhar" era a frase de um samba enredo de não sei qual escola de samba. Fez muito sucesso e expressou um máxima antiga: sonhar é de graça!
Mas porque então não nos tornamos sonhadores?
A praia também é gratuita, mas não me banho nela todos os dias...

De alguma maneira nós somos criados num mundo realista, onde saído da infância, cada um de nós aprende a ter respostas concretas.

O mundo moderno é feito de concreto... Mas nada tão volátil quando esse mundo feito de concreto.

Faltam sonhos! Faltam sonhadores! E o mais grave: falta o encontro entre os sonhadores e os sonhos.

Sempre me pego sonhando com algo novo, que eu não queria a um tempo atrás, mas que agora faz todo o sentido pra mim. Não tenho mais sonhos infantis... Não penso mais em voar, ou atravessar paredes... Não quero mais ser jogador de futebol nem um astro do rock...

Chegando perto da maturidade mantenho a chama dos sonhos bem acesa, de maneira que eu possa responder aos dilemas com precisão mas me largar nos braços dos meus sonhos...

Alguns sonhos não servem pra acontecer. Eles precisam ser sonhos... Devem habitar um canto específico da alma, o lugar das coisas que só precisam acontecer dentro de você.

Sim! há um mundo dentro de você! E é nesse lugar onde seus sonhos devem se realizar. Voe dentro de você! Seja um astro dentro de você!

Seu coração precisa ser o lugar dos sonhos realizados.

Do lado de fora, tenho o poder de realização, tenho capacidades, talentos... Mas sou limitado por isso.
Do lado de dentro, sou um sonhador! Comprometido com a vida que recebi graciosamente de Deus.

Habito nesse corpo com alegria, ele me move, me leva... Sou um sonhador feliz.

Quando terminar a minha jornada nesse tempo chamado vida, posso não terminar todas as obras que iniciei, nem alcançar as metas que estabeleci... Mas por dentro, tudo estará em ordem... no lugar... Do jeito que eu sonhei.

Eu sonho comigo, não sonho com coisas.

Sonho com o Celso, no cara que posso me tornar aqui dentro de mim. Longe das luzes e dos olhares, longe daquilo que encanta aos homens.

E dentro de mim, posso tudo!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Receitas para continuar - pra quem já pensou em parar por várias vezes




Lucas 9: 57 – 62
·        Prontos para o Reino de Deus são aqueles que decidem tomar a estrada de mão única do evangelho.

Com certeza, nesse ano que se termina você teve muita vontade de abandonar a muitas coisas da sua vida. Talvez até abandonar a vida, e o pior... abandonar-se.
Sei que você está cansado, esgotado... Mas quero hoje te dar uma receita com bases na Bíblia pra que você não desista da sua jornada. 
Colocar a mão no arado e não olhar atrás... um convite ao melhor futuro que vc puder ter.
Essa foi uma das mensagens que preguei pro meu povo aqui da comunidade, vou publicá-la assim, no estilo esboço.
Quero que vá até a Bíblia e estude cada ponto desse pensamento, trabalhe um pouco o seu coração. Eu até poderia te dar tudo pronto, mas desta vez prefiro assim.
Segue a receita:
 

Desafie a sua inconstância
2 Coríntios 8:11 /  Efésios 4:14 a
    Até quando continuaremos inconstantes?

        Você começou algo? Então termine! Pare de abandonar projetos no meio.

Acabe com o que te dá saudade da vida sem Deus, antes que isso acabe com a sua nova jornada.
Genesis 19: 23 – 26

        Sodoma e Gomorra serão queimadas pelo Senhor. Fuja delas. Não seja destruído com elas.
        Não pense no que você perdeu numa cidade em chamas.
       Saiba terminar. Por um fim! Isso pode te impedir de continuar.

Tenha um alvo em Deus
Filipenses 3:12-14

       Vida sem alvo não vai a lugar algum.
     Procure ter um alvo para cada área da sua vida.

Enfrente seu medo de fracassar
Jó 31: 33 -34 /Salmo 56:3

       Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar.
        Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar.
·        Procure descobrir o que o medo simboliza para você, o que ele representa, pois, quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Encontrado



Já me deparei com muita gente nessa vida se dizendo " perdida". Gente deslocada de si no mundo... não é que não tenha encontrado a resposta, gente perdida é gente que nem sabe a pergunta.

Quando digo que Cristo veio para buscar os perdidos, não fala apenas dos que saíram do caminho, mas falo também dos que nem sabem que existe caminho, nunca o fizeram, e outros nem acreditam que exista um caminho.

Cristo veio pra gente que está perdida nessa roupa chamada pele. Que habita um corpo que não gosta, que se olha no espelho e vive tramando um plano de fuga. Gente perdida quer sair de si, mas como não têm direção alguma, acaba ficando mas deixando uma bagunça o lugar onde " mora".

Gente perdida mesmo é aquela que até encosta na porta, mas não entra e nem sai. Jesus disse: " Eu sou a porta, quem vem a mim entrará e sairá e achará pastagem para sua alma" João 10:9. Esses encostados na porta eu chamo "religiosos". Quem, além de alguém muito perdido, iria pra uma igreja sem vontade de ir? Ficaria num culto com a cabeça "Êutica"( quem lê Atos me entenderá)? Quem usaria o tempo e o lugar onde pessoas se encontram com o Senhor da vida pra apenas olhar pra pessoas? Quem? 

Um dia o pastor Marcelo Gualberto usou uma expressão que nunca me deixou, ele disse que alguns estão " perdidamente perto" de Jesus.

Eita!

Na minha cabeça, hoje, depois de muitos esbarrões próprios da ovelha, me reconheço mais encontrado. Deixei de ser o Celso perdido, sou o Celso encontrado.

O encontro mudou minha vida. O encontro era tudo o que eu precisava. O encontro me norteou. O encontro me encheu. O encontro acabou com as minhas misérias. O encontro é a melhor coisa do mundo!

Não cabe mais em mim o viver perdido nessa vida. Andar desencaixado comigo mesmo já não me realiza. Não entendo quem se dopa por não se encontrar. Não entendo quem precisa de "teatros" pra montar sua personagem e de tempo em tempo mudar.



Eu fui encontrado. Não me encontrei sozinho.
Era a ovelha cabeça dura... Ele veio atrás de mim...

Hoje estou na jornada de volta nos ombros de Jesus. A vista daqui é maravilhosa! Eu acho que todos estão olhando pra mim, mas na verdade todos olham é pra maneira amorosa que Ele me carrega.

Meu conselho a quem está perdido: não tente se encontrar. Chame por Cristo o mais alto que você puder, e Ele te encontra.

Celso Encontrado

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Eu tenho certeza que Deus te ama. Sabe porque?



A Bíblia, o livro que nos ensina sobre Deus, afirma que Ele é o amor, fez o amor e é feito de amor. Um ser que cria todas as coisas não por ter necessidade de " escravos" como muitos pensam. Ele criou a mim e a você porque Ele tinha o desejo em derramar amor sobre nós!

Eu tenho certeza que Deus te ama, porque só o amor pode ser assim, incondicional. Não há nada que você possa fazer para que Ele te ame mais, como não há nada que você possa fazer para que Ele te ame menos.

Eu tenho certeza que Deus te ama, porque nesse momento em que  lê estas linhas o seu coração responde ao que está escrito. Sei disso porque enquanto escrevia essas linhas o meu coração se ligava ao que está escrito nesse bilhete.

Deus te ama, ele tem mandado muitos bilhetes pra você. Ele tem feito inúmeras tentativas de te comunicar o Seu amor por você;

Deus está se declarando a você.   Fazendo música pra você todos os dias... criando sons para que O reconheça... Ele pinta nuvens.. sopra brisas... e usa pessoas...

Deus usou uma pessoa pra escrever sobre o amor d´Ele, o amor que Ele tem por você. Nunca duvide. Nunca desconfie de um Deus que te ama tanto assim. Que é capaz de tudo por você;

Eu não tenho nenhuma dúvida: Deus te ama muito!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cristo crucificado

Vejo Cristo por aí
Perambulando pelas esquinas de nossa cidade.
Vejo-o nas calçadas,
Nas praças,
Nas ruas...

É o Cristo Crucificado,
Excluído pela sociedade
E pela arrogância de quem não o reconhece
Nos pequeninos humilhados,
Nos pobres descamisados...
Agonizados,
Injustiçados,
Abandonados...

É o Cristo Crucificado,
Que na cruz da opressão,
Nos apela com intensidade
Por meio de tantas realidades,
Tantas causas e situações.

Vejo Cristo Crucificado por aí,
Nos viadutos e becos da cidade,
Como bicho sem valor,
Sem direito à dignidade
E gritando de dor...

Vejo-o por todos os cantos,
Por aí à toa,
Sem educação,
Sem moradia,
Sem alimentação... Sem nada!
Daniel Macedo

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Amor Maduro

 
O amor maduro não é menor em intensidade.
Ele é apenas quase silencioso. Não é menor em extensão.
É mais definido, colorido e poetizado.
Não carece de demonstrações: presenteia com a verdade do sentimento.
Não precisa de presenças exigidas: amplia-se com as ausências significantes.

O amor maduro somente aceita viver os problemas da felicidade.
Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem e o prazer.
Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro.

O amor maduro cresce na verdade e se esconde a cada auto-ilusão.
Basta-se com o todo do pouco.
Não precisa nem quer nada do muito.
Está relacionado com a vida e a sua incompletude, por isso é pleno em cada ninharia por ele transformada em paraíso.
É feito de compreensão, música e mistério.
É a forma sublime de ser adulto e a forma adulta de ser sublime e criança.
O amor maduro não disputa, não cobra, pouco pergunta, menos quer saber. Teme, sim. Porém, não faz do temor, argumento.
Basta-se com a própria existência.
Alimenta-se do instante presente valorizado e importante porque redentor de todos os equívocos do passado.
O amor maduro é a regeneração de cada erro.
Ele é filho da capacidade de crer e continuar, é o sentimento que se manteve mais forte depois de todas as ameaças, guerras ou inundações existenciais com epidemias de ciúme.

O amor maduro é a valorização do melhor do outro e a relação com a parte salva de cada pessoa.
Ele vive do que não morreu mesmo tendo ficado para depois.
Vive do que fermentou criando dimensões novas para sentimentos antigos, jardins abandonados cheios de sementes.
Ele não pede, tem.
Não reivindica, consegue.
Não persegue, recebe.
Não exige, dá. Não pergunta, adivinha.
Existe, para fazer feliz.
Só teme o que cansa, machuca ou desgasta.
(Artur da Távola)

14 anos não são 14 dias...


Hoje é um grande dia pra mim! Completo 14 anos de casados...
Faço uma homenagem pública à minha querida Alexandra Doce...
Muito obrigado pela dedicação destes anos... pelo amor com que me tratou e quando não foi só um amor de palavras...
Obrigado por ter me escolhido magro, feio e duro...
Que bom que engordei! um ítem a menos nessa lista!
Obrigado por ter morado comigo no esplanada, na araguaia, na vida, em santa eugenia, no centro, em ponto chic... e até na igreja! sim vc topou morar comigo em qualquer lugar!
mas valeu a pena!
Agora vc mora comigo na califórnia!
Foi minha amiga sempre, nunca brigamos, nunca nos estapeamos... isso é um milagre...
foi minha professora, alguém que nunca cansou de me ensinar sobre a vida.
Meu amor não é mais adolescente, é mais maduro...
Aprendi a me comprometer com o nosso ideal de vida, entendi a força do compromisso... amei mais do que disse amor...
Te agradeço porque não desistiu de mim, no lugar onde qualquer um desistiria de alguém como eu...
Enquanto todo mundo idealiza o Celso, vc precisou amar o Celso real.
Me perdoa os meus desencontros, os meus desencantos, meus desalentos e meus lamentos...
Voce merece mais do que ninguem a minha gratidão.
Muito obrigado!
Obrigado pela família linda que temos, Estela... Davi.. Nossos tesouros...
Eles resultam da nossa insistencia, da nossa perseverança e desse amor que nos une.
Que venham mais quarenta anos!
Parabens Doce...

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.  
Vinícius de Moraes
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
Luís de Camões

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Maioria Sempre Vence

Quatro cristãos estavam sempre discutindo argumentos teológicos, e três deles estavam, costumeiramente, em acordo contra o quarto. Um dia, o irmão que estava sempre sozinho com seus argumentos decidiu apelar para uma autoridade maior.

"Oh, Deus!" ele clamou, "Eu sei, em meu coração, que estou certo e eles estão errados. Por favor, mande um sinal para provar-lhes isto!"

Era um belo dia ensolarado. Assim que o irmão terminou sua oração, uma nuvem escura moveu-se no céu, parando exatamente sobre os quatro. Ela trovejou uma vez, dissolvendo-se em seguida.

"Um sinal de Deus! Viram como eu estava certo?" disse o cristão que era contrariado. Mas os outros três discordaram, dizendo que nuvens de tempestade formam-se em dias quentes.

Então o irmão clamou a Deus, novamente: "Oh, Deus, preciso de um sinal maior para mostrar a eles que eu estou certo e eles errados. Por favor, Senhor, um sinal maior!"

Desta feita, quatro nuvens escuras correram em direção umas das outras formando uma nuvem gigante, e um raio atingiu uma árvore na colina perto do lugar onde eles se encontravam.

"Eu lhes disse que estava certo!" o irmão gritou; porém, seus companheiros insistiram que nada podia acontecer que não pudesse ser explicado por causas naturais.

O cristão estava se preparando para pedir a Deus um sinal ainda maior, mas apenas ele começou a dizer: "Oh, Deus..." e o céu tornou-se escuro como carvão, a terra tremeu e uma voz profunda e estrondante trovejou: "ELE ESTÁ CERTO!"

Então, o irmão voltou-se para os três e falou, confiantemente: "E agora?"

"Agora..." respondeu um deles, "são três contra dois!"

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os Urubus Gospels da Internet

"O profeta sente dor em mostrar os erros."

 

Tenho visto essa categoria aumentar a cada dia, e tenho que confessar que preciso lutar contra mim mesmo para não tornar-me um deles!

Os profetas sempre tiveram um papel fundamental no judaísmo e, no cristianismo, são como torres de vigias, quase nunca se encaixam nos padrões dos “sacerdotes” e estão lá para falar na cara os erros dos falsos profetas, sacerdotes, intérpretes. Os erros do povo de Deus.

Mas existe uma grande diferença entre um profeta e um cara que só gosta de criticar, o profeta é um cara que não se conforma com o erro, mas que ama muito a quem ele está criticando.

Certa vez ouvi a história de uma profetiza que entrou no gabinete pastoral e falou: Pastor, Deus vai destruir a nossa cidade esta semana por causa dos nossos pecados!
O pastor se levantou e olhou nos seus olhos e declarou: Isso que você esta profetizando é falso! E ela com os olhos arregalados perguntou o porque ele falava isso. Ele respondeu: Porque se você fosse profeta de Deus e esta mensagem fosse dele, você falaria isso com lágrimas nos olhos!

Nem sei se esta história é verdadeira, mas ela ensina algo que é muito verdadeiro: o profeta sente dor em mostrar os erros dos da sua casa. Não é prazeroso para ele, ele o faz porque Deus mandou e não tem saída, ele tenta sempre trazer o conserto e a reconciliação.

Com a internet, a voz dos que não eram ouvidos ganhou uma chance, mas com esta chance veio todo o tipo de “profeta” e frustrados religiosos.
Se você varre a sua casa e joga o lixo fora, você é uma pessoa que está se importando apenas coma a casa limpa. Mas se você vai com o seu lixo até o lixão e fica por lá observando os outros lixos, aí então você deixou de se importar com a casa e se encantou pelo lixo.

É isso que tenho visto em alguns blogs, vídeos, twitters aqui na internet. Pessoas que já saíram de casa para morar no lixão, onde ficam mexendo nos lixos gospels para encontrar os mais fedorentos e guardar para sua coleção. Assim, ficam o tempo todo mostrando aberrações gospels e se divertindo com o que Deus se entristece.

Apenas Urubus gostam de ficar o tempo todo em lixões ao redor das carniças. Este tipo de material não traz vida, não traz mudança social e religiosa, mas sim entretenimento bizarro, e isso os profetas nunca fizeram.
Tenho que confessar, eu sou por criação um cara muito crítico, mas não quero transformar meu blog, meu Twitter, minhas peças ou pregações em um lixão onde não me importe mais com a limpeza da casa e sim em sobreviver da carcaça de quem já esta morto. Deus me ajude a criticar com amor e a não perder o foco!

Fonte: Marcos Botelho, pastor de jovens da Igreja Presbiteriana de Alphaville e missionário da SEPAL

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ESPIRITUALIDADE ENGAJADA – Ricardo Agreste


Atitudes

ESPIRITUALIDADE ENGAJADA – Ricardo Agreste



Diante de um cenário assim, duas são as grandes tendências dos cristãos no contexto brasileiro. A primeira é caracterizada pela omissão.

Para os que fazem tal opção, a Igreja não deve se envolver com política, ou mesmo falar sobre ela. Nessa ótica, o papel dos cristãos é trabalhar arduamente para a “salvação das almas”, uma vez que tudo que vemos e ouvimos acerca da política é fruto dos últimos dias anunciados por Jesus – além disso, o próprio Cristo disse que seus filhos não são deste mundo.

A segunda tendência, é norteada por uma postura utilitarista. Para os que fazem esta opção, eleições são o momento ideal para se obter vantagens junto àqueles que desejam o poder político.
Assim, os crentes oferecem os votos que os políticos desejam para, mais tarde, receber daquele candidato eleito benefícios como concessões de rádio ou TV, terrenos públicos para a construção de novos templos ou até mesmo cessão de ônibus gratuitos para transporte do povo a algum congresso ou culto comemorativo.

O que cristãos envolvidos por tais tendências não se dão conta é de que ambas nos conduzem ao pecado. Enquanto a primeira nos conduz ao pecado da omissão, a segunda nos leva à cumplicidade com o erro. Como consequência destes pecados, verbas destinadas a legítimos gastos públicos – como saúde e educação – ou à infraestrutura que beneficiará todos os cidadãos jamais chegará ao destino certo.

Mas há uma terceira via, a da espiritualidade engajada, aquela que leva os crentes a ter os olhos fixos na eternidade e os pés firmados na história. O texto bíblico revela muitos exemplos de gente que seguiu este caminho, trazendo benefícios não só a si mesmos, mas principalmente à comunidade em que viviam. Pessoas que, no cenário da administração pública, optaram por viver em integridade, servindo à sua geração e fazendo diferença na história. Gente como José no Egito, Daniel na Babilônia ou Neemias na Pérsia. Paralelamente a estes, encontramos também os profetas, que se levantaram para cobrar de reis e governantes a justiça e a paz desejadas por Deus para o seu povo.

Em séculos mais recentes, esta mesma espiritualidade engajada moveu cristãos piedosos. O que dizer de John Wesley e sua luta pelos direitos dos trabalhadores nas indústrias inglesas do século 18? E de William Wilberforce e seu engajamento na luta pela abolição da escravatura? George Muller (1805 – 1898) e seu cuidado de mais de dez mil crianças em orfanatos na cidade inglesa de Bristol, e Abraham Kuyper (1837 – 1920), com sua atuação como pastor, jornalista, professor e político na Holanda são outros exemplos, assim como Madre Tereza de Calcutá (1910 – 1997) e seu incansável serviço aos miseráveis da Índia – ou “os mais pobres entre os pobres”, como dizia a religiosa.

Muitas são as formas através das quais os servos de Deus podem desenvolver uma espiritualidade engajada. Primeiramente, incluindo os grandes temas de nossa nação em nossas orações, pedindo ao Senhor que derrame uma crescente consciência de justiça e paz na mente daqueles que lideram nosso país. Podemos também incluir os valores de uma cidadania responsável como expressão de nosso amor a Deus e de nosso engajamento em sua missão no mundo. Cristãos dedicados na construção de um mundo melhor, seja na dimensão socioeconômica, seja na dimensão ecológica, estão engajados na agenda do Reino e na expressão do amor ao seu Rei.

O envolvimento consciente com a realidade política de nossa nação é também uma forma de expressarmos uma espiritualidade engajada. Alguns serão desafiados para, a exemplo de Daniel ou de José, trabalharem dentro do Estado. Outros, à semelhança dos profetas bíblicos, serão levantados para cobrar atitudes daqueles que têm em suas mãos o poder. Contudo, a maneira como votamos também expressa quão engajada é nossa espiritualidade. Ouvir o que dizem e como agem os candidatos, verificando quais apresentam compromissos mais afinados com os valores do Reino de Deus, também são expressões dessa espiritualidade.

Fonte : Cristianismo Hoje