sábado, 9 de julho de 2011

A tristeza que serve

Tristeza e alegria são estados naturais da alma. Todos já ficamos alegres e também já nos entristecemos na vida. Mas cada um desses momentos traz consigo escolhas espirituais a serem feitas. Não dá pra imaginar uma vida sem dores, sem momentos difíceis. Eles vêm! A Bíblia chama esse momento de: “o dia mal”. O que aprendi com a tristeza? Muita coisa! Aprendi que o nosso adversário se aproveita desse momento da nossa alma para nos fazer naufragar na vida e na fé. Vou transcrever pra você o que conversei com a minha igreja no último domingo. Tenho aprendido com a tristeza, durante muito tempo as pessoas me chamavam de “pastor sorriso”, mas eu cresci foi debaixo de pancadaria! E se não sei tudo sobre a tristeza, o que sei compartilho... Lá vai!

A tristeza que vem do diabo
Salmos 31:9 “Misericórdia, Senhor! Estou em desespero! A tristeza me consome a vista, o vigor e o apetite”.

Vista = visão
Vigor = força.
Apetite = vontade.
Quando o diabo nos rouba a nossa alegria, ele quer tirar isso de nós!
Quem é você sem visão?Quem é você sem força?Quem é você sem vontade?O diabo usa a tristeza pra te enfraquecer! Gente triste é mais fraca se o diabo faz uso da tristeza. Não só isso... Quando o inimigo me atinge no meu momento de tristeza, ele quer roubar a minha visão! E você conhece o texto de Joel 2: 28-29 “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.”. Ter visão é resultado do Espírito e perder a visão é obra do maligno. O diabo sabe que te deixando triste sua visão vai sucumbir! Pouco a pouco a tristeza te roubará os olhos que miram o Reino... gradativamente, você vai parar de sonhar com ministério... Sua visão vai embora se o diabo se entronar em sua tristeza”.


O diabo quer que você pertença à tristeza!
Salmos 116:3 “As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram”. / Lucas 22:45 “Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza”.

Não basta colocar tristeza em seu coração, o diabo quer que você seja dominado por ela. Que não se mova mais por estar triste, não vá a nenhum lugar, nem comece nenhum projeto. Se ele se aproveita da sua tristeza então você vai ficar parado. A idéia básica é essa: Que você seja imobilizado, como quando um lutador é vencido pelo outro.

O diabo quer roubar o seu coração pela tristeza
Jeremias 8:18

Chega num ponto em que nosso coração se entrega, e deixamos de ser quem somos...
É aí que, pela tristeza, o diabo roubou o seu coração.
Sua tristeza desconfigurou você...
Você se abandona quando o diabo rouba o seu coração pela tristeza.



A tristeza segundo Deus


Tristeza como canal de sabedoria
Eclesiastes 7:1-3 “O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento.
É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!
A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração”.

Quando vem de Deus, a tristeza é um encontro com a sabedoria.
Nesses dias, fazemos as melhores perguntas sobre o rumo da nossa vida! Sim é nessas horas que você pergunta o que realmente vale a pena... Descobre o quanto de bagagem desnecessária você carregou inutilmente. Deus quer que você entenda bem que no tempo da tristeza é tempo de crescer! E a sabedoria está ali, ao lado de momentos que aparentemente só servem pra doer. Mas você e eu sabemos, tristeza não é feita só pra doer, mas feita pra crescer!

Tristeza que produz arrependimento
2 Coríntios 7:9-11 “Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz, não remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte. Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito”.

O arrependimento não é antecedido por festa!
Um olhar triste nos átrios do Senhor pode ser o início de uma jornada verdadeira de arrependimento! Dói se arrepender! E sem essa tristeza antecedente, podemos até desconfiar se o arrependimento não é o dito remorso. Somos o povo do remorso! Negamos... Dizemos que nos arrependermos... Mas não sentimos a tristeza que gera o verdadeiro arrependimento.

A tristeza que produz alinhamento do coração
Tiago 4:8-10 “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”.

A tristeza que traz arrependimento acaba com a miséria do coração dividido!Aquele que chora arrependido é você de verdade! Não há conciliações na tristeza... É nesse momento que eu creio, Deus trabalha na sua tristeza pra que você não tenha mais um coração dividido. Deus quer que você escolha um lado e não é possível fazer isso no meio da festa. Os dois lados têm seus prós e contras. Aí, na tristeza, Deus trabalha. Pra que haja uma escolha, e mesmo em meio a lagrimas, o seu coração pare de se dividir.

A tristeza como acesso a um Deus compassivo
Lamentações de Jeremias 3:32 “Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível”.

Descobriremos o maravilhoso Deus que nos espera para manifestar compaixão! E não há como experimentar de um Deus que sente o que sentimos se isso não vier nos momentos em quem ninguém mais poderia fazê-lo, nessa hora você entende melhor compaixão. E sabe que a morfologia descreve o jeito de Deus nos tratar: com + paixão.

É temporária, vai ter fim.
Apocalipse 21:4 “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

Agüenta firme!
Vai ter fim! Deus está no fim da tristeza!
Ele nos acompanha e nos promete: vai passar! Deus nos acompanha sempre... E no fim da jornada, pode ter certeza, vai ficar você e Deus. E a tristeza... Do lado de fora...
Como cantava Sandra de Sá: “bye, bye tristeza e não precisa voltar...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário