terça-feira, 4 de setembro de 2012

" Ele saiu da favela, mas a favela não saiu dele"

Essa frase foi dita por um morador da vila cruzeiro, acerca do jogador de futebol Adriano.

Isso quer dizer que esse moço, deixou o lugar mas o lugar não o deixou... deixou uma vida, deixou nada... tá tudo lá dentro.

A anta é um animal que não consegue se desviar dos seus obstáculos, se ela se depara com uma árvore no seu caminho vai bater com a cabeça nela... e bater de novo... é uma anta!

De vez em quando chamamos pessoas de antas! Não sabem se desviar dos obstáculos do caminho.

Li a frase sobre o Adriano e pensei em nós... Qual é a favela que não saiu da gente?

Fingimos abandonar uma garrafa que escondemos no armario, um filme escondido na gaveta, uma foto que está lá... guardada... para fins de uma saudade que não se devia ter.

Fingir deixar é uma mecânica esquisita! Eu não deixei, mas todos os que convivem comigo recebem essa informação minha. Talvez eu queira acabar com a preocupação deles, talvez eu queira apenas " limpar " a minha imagem.

Mas é difícil esconder um monstro deste tamanho.

Chega uma hora que a " favela" aparece, ela tá aqui dentro. Grande... Enorme...

Vale também dizer que não discrimino quem vive numa favela física-natural. Eu mesmo fui criado numa... Mas favela é sinônimo de desordem urbana. Algo que não foi planejado e foi crescendo sabe-se lá como. Cresceu... era uma casinha, duas casinhas... três barracos, vinte barracos... e daqui a pouco... Uma favela!

é essa desordem que não se deixa fingindo deixar. não adianta maquiar o rosto, passar batom, um bom perfume, um sapato caro, um vestido lindo...
Isso não tira a desordem da " favela" interior.

Acho que fingir não cura!

Fingir só esconde!

Fingir é o pior jeito que podemos usar pra curar nossas dores! Fingir é um breve momento de alívio, como colocar gelo num corte profundo. Alivia rapidamente, mas vai doer de novo,e o pior, não é o jeito certo de curar.

Ser alguém que é chamado de Anta pode até te ofender, mas considere,se alguém te chamar hoje de " anta" estará totalmente sem razão? Você não se desvia dos obstáculos! você finge que deixou a " favela"!

Uma hora eu e você precisaremos resolver o que fingimos resolver. Nessa hora, a culpa, a vergonha... tudo vai nos pedir que continuemos o fingimento. Tudo em nome da imagem.

Quer curar? Ou quer fingir-se curado?

Quando somos salvos não somos apenas tirados do inferno, mas o inferno é tirado da gente...
Na mesma medida, quando somos salvos não somos apenas levados ao céu, mas o céu é plantado em nós.

Essa " favela" precisa ser removida e outra coisa linda deve ser CONSTRUÍDA no lugar. Algo que mostre a você mesmo que espaços ocupados por coisas ruins,mal feitas e desordenadas podem ser lugar de vida, ordem e paz.

A mesma vida amorosa que sendo favela foi um lugar de dores, caos, vinganças, pode ser o lugar de alegria, satisfação, prazer, paz.

Nunca condeno você pelo seu pecado. Em baixo de tanto pecado existe uma pessoa linda! Se tem entulho por cima, pode haver um solo fértil por baixo.

" Deixemos de fingir que somos, e sejamos"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário