sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dar dinheiro na igreja

Dar dinheiro na igreja tem sido uma prática cada vez mais questionada. Certamente em virtude dos abusos de lideranças religiosas de caráter duvidoso, e a suspeita de que os recursos destinados à causa acabam no bolso dos apóstolos, bispos e pastores, não são poucas as pessoas que se sentem desestimuladas à contribuição financeira. Outras tantas se sentem enganadas, e algumas o foram de fato. Há ainda os que preferem fazer o bem sem a intermediação institucional. Mas o fato é que as igrejas e suas respectivas ações de solidariedade vivem das ofertas financeiras de seus frequentadores e fiéis. Entre as instituições que mais recebem doações, as igrejas ocupam de longe o primeiro lugar na lista de valores arrecadados. Por que, então, as pessoas contribuem financeiramente nas igrejas?

Não são poucas as pessoas que tratam suas contribuições financeiras como investimento. Contribuem na perspectiva da negociação: dou 10% da minha renda e sou abençoado com 100% de retorno.  Tentar fazer negócios com Deus é um contra-senso, pois quem negocia sua doação está preocupado com o benefício próprio, doa por motivação egoísta, imaginando levar vantagem na transação. É fato que quem muito semeia, muito colhe. Mas essa não é a melhor motivação para a contribuição financeira na igreja.

Há quem contribua por obrigação. É verdade que a Bíblia ensina que a contribuição financeira é um dever de todo cristão.  A prática do dízimo, instituída no Antigo Testamento na relação de Deus com seu povo Israel foi referida por Jesus aos seus discípulos, que deveriam não apenas dar o dízimo, mas ir além, doando medida maior, excedendo em justiça. A medida maior era na verdade muito maior. Os religiosos doam 10%, os cristãos abrem mão de tudo, pois crêem que não apenas o dízimo pertence a Deus, mas todos os recursos e riquezas que têm em mãos pertencem a deus e estão apenas sob seus cuidados.

Alguns mais nobres doam por gratidão. Pensam, “estou recebendo tanto de Deus, que devo retribuir contribuindo de alguma maneira”. Nesse caso, correm o risco de doar apenas enquanto têm, ou apenas enquanto estão sendo abençoados. A gratidão é uma motivação legítima, mas ainda não é a melhor motivação para a contribuição financeira.

Existem também os que contribuem em razão de seu compromisso com a causa, com a visão, acreditam em uma instituição e querem por seu dinheiro em algo significativo. Muito bom. Devem continuar fazendo isso. Quem diz que acredita em alguma coisa, mas não mete a mão no bolso, no fundo, não acredita. Mas essa motivação está ainda aquém do espírito cristão. Aliás, não são apenas os cristãos que patrocinam o que acreditam.

Muitos são os que doam por compaixão. Não conseguem não se identificar com o sofrimento alheio, não conseguem viver de modo indiferente ao sofrimento alheio, sentem as dores do próximo como se fossem dores próprias. Seu coração se comove e suas mãos se apressam em serviço. A compaixão mobiliza, exige ação prática. Isso é cristão. Mas ainda não é suficiente.

Poucos contribuem por generosidade. Fazem o bem sem ver a quem. Doam porque não vivem para acumular ou entesourar para si mesmos. Não precisam ter muito. Não precisam ver alguém sofrendo, não perguntam se a causa é digna, não querem saber se o destinatário da doação é merecedor de ajuda. Eles doam porque doar faz parte do seu caráter. Simplesmente são generosos. Gente rara, mas existe. O relacionamento com Jesus gera esse tipo de gente.

Finalmente, há os que contribuem por piedade. Piedade, não no sentido de pena ou dó. Piedade como devoção, gesto de adoração, ato que visa apenas e tão somente manifestar a graça de Deus no mundo. Financiam causas, mantém instituições, ajudam pessoas, tratam suas posses como dádivas de Deus, e por isso  são gratos, e são generosos. Mas o dinheiro que doam aos outros, na verdade entregam nas mãos de Deus. Para essas pessoas, contribuir é adorar.
Ed René Kivitz

Então é Natal...

Essa é outra canção com a qual começo um texto. Gravada pela simone, uma versão de um linda música escrita por John Lennon.
A versão brasileira pergunta: então, é natal e o que você fez?
A melhor pergunta não é o que você fez, mas, afinal de contas, o que é Natal pra você?

Simples, o Nascimento de Jesus! Bem, se Jesus é Deus e eu creio que é, então Jesus não nasce no Natal, Ele encarna( o verbo se fez carne), e entra na história humana.

Então Deus entra na história humana, se faz homem...

Pra que um Deus todo poderoso, dono de todas as coisas vai se ausentar de seu trono apenas pra entrar na história humana?

Lembre-se que Ele não tem necessidade de coisa alguma. Ele não quis ficar famoso, nem aplausos, não queria poder( Ele tem todo), O que será que Deus veio fazer aqui?

A melhor resposta seria: veio atrás de nós. Por amor, um eterno amor...

A melhor pergunta sobre Natal não é o que você fez, mas se dá pra entender um Deus que vem atrás de gente como nós!?

Celebro o natal como a centésima ovelha! Carregada nos ombros, por um Pastor que deixou as noventa e nove e veio atrás da ovelha teimosa...

Sabe, o Natal é uma grande notícia, que não trato como os outros. Gosto da idéia de comemorar a vinda do meu Senhor o tempo todo.

Os Cristãos vivem o Natal o ano inteiro.

Feliz Natal!

Alguns sonhos

" Sonhar não custa nada, não se paga pra sonhar" era a frase de um samba enredo de não sei qual escola de samba. Fez muito sucesso e expressou um máxima antiga: sonhar é de graça!
Mas porque então não nos tornamos sonhadores?
A praia também é gratuita, mas não me banho nela todos os dias...

De alguma maneira nós somos criados num mundo realista, onde saído da infância, cada um de nós aprende a ter respostas concretas.

O mundo moderno é feito de concreto... Mas nada tão volátil quando esse mundo feito de concreto.

Faltam sonhos! Faltam sonhadores! E o mais grave: falta o encontro entre os sonhadores e os sonhos.

Sempre me pego sonhando com algo novo, que eu não queria a um tempo atrás, mas que agora faz todo o sentido pra mim. Não tenho mais sonhos infantis... Não penso mais em voar, ou atravessar paredes... Não quero mais ser jogador de futebol nem um astro do rock...

Chegando perto da maturidade mantenho a chama dos sonhos bem acesa, de maneira que eu possa responder aos dilemas com precisão mas me largar nos braços dos meus sonhos...

Alguns sonhos não servem pra acontecer. Eles precisam ser sonhos... Devem habitar um canto específico da alma, o lugar das coisas que só precisam acontecer dentro de você.

Sim! há um mundo dentro de você! E é nesse lugar onde seus sonhos devem se realizar. Voe dentro de você! Seja um astro dentro de você!

Seu coração precisa ser o lugar dos sonhos realizados.

Do lado de fora, tenho o poder de realização, tenho capacidades, talentos... Mas sou limitado por isso.
Do lado de dentro, sou um sonhador! Comprometido com a vida que recebi graciosamente de Deus.

Habito nesse corpo com alegria, ele me move, me leva... Sou um sonhador feliz.

Quando terminar a minha jornada nesse tempo chamado vida, posso não terminar todas as obras que iniciei, nem alcançar as metas que estabeleci... Mas por dentro, tudo estará em ordem... no lugar... Do jeito que eu sonhei.

Eu sonho comigo, não sonho com coisas.

Sonho com o Celso, no cara que posso me tornar aqui dentro de mim. Longe das luzes e dos olhares, longe daquilo que encanta aos homens.

E dentro de mim, posso tudo!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Receitas para continuar - pra quem já pensou em parar por várias vezes




Lucas 9: 57 – 62
·        Prontos para o Reino de Deus são aqueles que decidem tomar a estrada de mão única do evangelho.

Com certeza, nesse ano que se termina você teve muita vontade de abandonar a muitas coisas da sua vida. Talvez até abandonar a vida, e o pior... abandonar-se.
Sei que você está cansado, esgotado... Mas quero hoje te dar uma receita com bases na Bíblia pra que você não desista da sua jornada. 
Colocar a mão no arado e não olhar atrás... um convite ao melhor futuro que vc puder ter.
Essa foi uma das mensagens que preguei pro meu povo aqui da comunidade, vou publicá-la assim, no estilo esboço.
Quero que vá até a Bíblia e estude cada ponto desse pensamento, trabalhe um pouco o seu coração. Eu até poderia te dar tudo pronto, mas desta vez prefiro assim.
Segue a receita:
 

Desafie a sua inconstância
2 Coríntios 8:11 /  Efésios 4:14 a
    Até quando continuaremos inconstantes?

        Você começou algo? Então termine! Pare de abandonar projetos no meio.

Acabe com o que te dá saudade da vida sem Deus, antes que isso acabe com a sua nova jornada.
Genesis 19: 23 – 26

        Sodoma e Gomorra serão queimadas pelo Senhor. Fuja delas. Não seja destruído com elas.
        Não pense no que você perdeu numa cidade em chamas.
       Saiba terminar. Por um fim! Isso pode te impedir de continuar.

Tenha um alvo em Deus
Filipenses 3:12-14

       Vida sem alvo não vai a lugar algum.
     Procure ter um alvo para cada área da sua vida.

Enfrente seu medo de fracassar
Jó 31: 33 -34 /Salmo 56:3

       Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar.
        Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar.
·        Procure descobrir o que o medo simboliza para você, o que ele representa, pois, quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna.