quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A Casa na árvore




Sempre vi nos filmes americanos que as crianças de lá tem um sonho: construir uma casa na árvore que se tem no quintal.
Isso é coisa de americano com certeza!
Mas não só deles... A casa na árvore é uma partição da sua própria vida. Outro dia um amigo que conserta meu computador me explicou que além da partição “C:” eu poderia criar a partição “D:”, ou seja, dentro do mesmo computador duas possibilidades de armazenamento.
Volta pra casa na árvore comigo. Construir uma casa no quintal da sua casa, separar-se da sua vida estando ainda nela.
Pensa que é difícil?
É tão fácil que a gente consegue construir uma casa na árvore até sem árvore, e digo mais: até sem casa!
Temos o dom de particionar o eu, fragmentar o inteiro, espalhar pedaços de nós mesmos na procura dessa tal felicidade, que por não se ter a exata ideia de onde ela está, acabamos por fazer buracos em todo lugar.

A bendita casa na árvore é construída quando não sou feliz na vida inteira, mas crio um espaço da felicidade, dentro da vida inteira, mas só num espaço.
As crianças queriam uma casa que lhes desse a sensação de que aquele canto da casa era delas. E nós? Porque criamos áreas de felicidade, igual uma empresa cria área de fumantes?
Porque criamos o lugar dentro da vida onde podemos ser felizes? Porque limitamos?
É muito dolorido ter um canto de felicidade na vida, e quando sair dele... Infelicidade por todo o lado.

Faça da vida inteira a casa da felicidade, não subir numa árvore pra se esconder e tentar ser feliz numa parte apenas.

Parar na frente do computador pra não falar com mais ninguém, ler livros e fugir da conversa, tantas árvores... muitas...

Desce daí vai... Vem ser feliz em tudo!

Se não for possível agora, vamos morrer tentando!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pra não desistir de tudo

Se estiver num barco e a tempestade te alcançar, vai começar a avaliar o que vale e o que não vale continuar... Quanto mais pesado o barco, maior a chance de afundar. Então a luta começa, você vai lutar pra salvar o barco.

Comece a jogar fora o que não é necessário pra viagem, talvez a tempestade seja breve e as coisas fiquem bem.

Se ainda não passou, passe a desconsiderar essa viagem. Imagine que agora o barco precisa ser salvo. Esqueça quantos alimentos você estocou, agora eles não serão necessários, faça de tudo pra salvar o seu barco.

Se a tempestade ainda estiver forte, prepare-se pra perder o seu barco. Se ele se quebrar, agarre-se aos escombros... Bóie! Sobreviva!

No final, vai descobrir que pode desistir de qualquer coisa nessa vida, menos de você.

É incrível como...

É incrível como...

Mudei da minha infância pra cá... Quem me viu criança ou adolescente não acredita no homem que me tornei, meus traços endureceram... pareço um trabalhador de minas de carvão. Nada se parece comigo do tempo de infância, a não ser uma preciosa coisa: o olhar. Os olhares não envelhecem, nem embrutecem. Quem olhou nos meus olhos há tempos atrás, não importa quanto tempo isso faz, sabe que eu ainda sou o menino.

É incrível como...

Minhas roupas não cabem em mim, outras envelheceram e não suportaram a estrada ao meu lado. Aprendi que roupas são assim, de tempos em tempos são desejos e depois irrelevências. Muita coisa na vida segue o caminho das minhas roupas. Ou não cabem mais em mim, ou não conseguem me acompanhar na estrada. Mas tem uma exceção... Eu tenho uma sacola do meu jardim de infância. Ele sobrevive cuidada por décadas, sofreu na minha mão pequena, mas agora acolho ela como um retrato daquele menino... daquele olhar...

É incrível como...

Sobrevivi aos acidentes... mesmo assim ainda tenho medo deles... Mas a lição está clara, sou mais forte que os acidentes que me aconteceram. Ainda não sei se sou tão forte para os que virão, mas que eu sou forte... Ah! isso eu sou! Não planejei meus acidentes, do contrário se chamariam projetos.( risos!) Aprendi que nem sempre eu vejo o que vem depois da curva, e não sei se vou ser rápido ou forte o suficiente pra me desviar das tragédias impensadas.

É incrível como...

A família tem o Seu lugar em mim... Deixo tudo... sem dores... Mas Família é complicado deixar. Ela se prova nas suas ruínas... É a sua família que vai com você visitar os seus escombros e tentar salvar algo do que foi ao chão...É a família que te oferece abrigo incondicional, até que tudo se resolva, e isso... é um tempo totalmente indefinido... Família é a minha necessidade.

É incrível como...

Deus não desiste de mim... Ele tem uma " santa teimosia" comigo. Já dei todos os motivos pra ele não querer mais caminhar comigo. Quando olho pra Sua mão, está sempre segurando na minha. é impossível largar uma mão tão amorosa que insiste em segurar a minha. Deus é o amor da minha vida. Meu amor dos olhos fechados.

É incrível como...

Minha história não impede o meu futuro. Não importa o tanto que faltou lá atras, tudo o que tenho é o suficiente pra chegar onde preciso. Deus não precisa que meus recursos sejam do tamanho da minha necessidade. Meus recursos só precisam ser sermentes.

É incrível como...

Apesar da dureza dos fatos, ainda tento prosear, poetizar, poemar...amar...
Quero a cada dia da minha vida não perder minhas letras.
Meus rabiscos desconsertados... De pontuação errada...
Deixo solto... Sinto o vento no rosto...
E abro as minhas asas.
É incrível...
A não ser...
que eu creia.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Resolução

Eu solenemente resolvo, diante de Deus, a tomar total responsabilidade sobre mim mesmo, sobre minha vida e quem sabe,esposa e meus filhos.
Eu VOU amá-los, protegê-los, servi-los e ensiná-los na Palavra de Deus já que sou o Líder Espiritual de minha casa.
EU VOU ser confiável à minha vida e esposa, vou amá-la e honrá-la, e vou deixar de lado minha vida por ela assim como Jesus Cristo fez por mim.
EU VOU abençoar meus filhos e ensiná-los a amar a Deus de todo o coração deles, de toda mente deles e com todas as forças deles.
EU VOU treiná-los a honrar as autoridades e viverem com responsabilidade.
EU VOU confrontar o mal, promover a justiça e viver a graça.
EU VOU orar pelos outros e tratá-los com amor, respeito e compaixão.
EU VOU trabalhar diligentemente para prover todas as necessidades de minha família.
EU VOU perdoar aqueles que me fizeram mal e me reconciliar com aqueles que eu fiz mal.
EU VOU aprender com meus erros, me arrepender de meus pecados e caminhar com integridade como um homem que quer imitar a Deus.
EU VOU buscar a honra de Deus, ser fiel a Sua Igreja, obedecer a Sua Palavra e fazer a Sua Vontade.
EU VOU corajosamente trabalhar com toda força que meu Deus me der para cumprir esta resolução pelo resto dos dias de minha vida e para a glória d´Ele.
Quanto a mim, eu e a minha casa serviremos ao Senhor - Josué 24:15


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Doze conselhos para ter um infarto feliz Por Dr. Ernesto Artur - CARDIOLOGISTA

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias;
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos;
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde;
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem;
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios, etc.; Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, coma o mais rápido possível pra não perder tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.
6. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro;
7. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro;
8. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo;
9. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo;
10. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
11. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida . Isto é para crédulos e tolos sensíveis.
Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

Conheces a Ouvirtude? (Artur da Távola)

Um dos maiores problemas de comunicação, tanto a de massas como a interpessoal, consiste em descobrir como o outro ouve, se é que ouve...
A mesma frase permite diferentes níveis de entendimento. Raras, raríssimas, as pessoas que procuram ouvir exatamente o que a outra está dizendo.
Diante deste quadro venho desenvolvendo uma série de observações, divido-as com você que, por certo, ajudará passando-me as pesquisas que tenha a respeito.

Observo que:
1. Em geral o receptor não ouve o que o outro fala. Ouve o que o outro não está dizendo.

2. O receptor não ouve o que o outro fala. Ouve o que já escutara antes e o coloca no que o outro está falando.

3. O receptor não ouve o que o outro fala. Ouve o que quer ouvir.

4. O receptor não ouve o que o outro fala. Ouve o que imagina que o outro ia falar.

5. Numa discussão, os discutidores não ouvem o que o outro está falando. Ouvem o que estão pensando para dizer em seguida.

6. O receptor não ouve o que o outro fala, apenas ouve o que está sentindo.

7. O receptor não ouve o que o outro fala, e sim, o que já pensava a respeito daquilo.

8. O receptor não ouve o que o outro está falando. Ele retira da fala apenas as partes que tenham a ver consigo e: concordem, emocionem, agradem ou molestem.

9. O receptor não ouve o que o outro está falando, e, sim, o que confirme ou rejeite o seu próprio pensamento. Vale dizer, transforma-o em objeto de concordância ou discordância.

10. O receptor não ouve o que o outro está falando, mas o que possa se adaptar ao impulso de amor, raiva ou ódio que já sentia pelo emissor. Concordância ou discordância camuflam-se de racionais, porém são empáticas. O mundo é regido tanto pela economia quanto pela empatia. Argumentos são disfarces intelectuais da simpatia...

11. O receptor não ouve o que o outro fala e, sim, apenas, os pontos que possam fazer sentido para as idéias e visões que no momento estejam influenciando ou comovendo.

12. O receptor não ouve o que o outro fala, e sim o que já pensava a respeito daquilo.

Esses doze itens mostram como é raro e difícil conversar. Como é raro e difícil se comunicar! O que há, em geral, são monólogos simultâneos à guisa de conversa, ou monólogos paralelos, à guisa de diálogo. O próprio diálogo pode haver sem que, necessariamente, haja comunicação. Pode haver até um conhecimento a dois sem que necessariamente haja comunicação. Esta só se dá quando ambos os pólos ouvem-se, não, é claro, no sentido material de “escutar”, mas no sentido de procurar compreenderem sua extensão e profundidade o que o outro está dizendo.

Ouvir, portanto, é muito raro. É necessário limpar a mente de todos os ruídos e interferências do próprio pensamento durante a fala alheia. O filtro do preconceito não está na mente e sim no ouvido.

Ouvir implica numa entrega ao outro, numa diluição nele. Daí a dificuldade de as pessoas inteligentes efetivamente ouvirem. A inteligência em funcionamento, o hábito de pensar, avaliar, julgar e analisar, interfere, como ruído, na plena recepção do que vem de fora. E mesmo de dentro... Ouvir-se é tão raro e difícil quanto o ouvir o outro.

Não é só a inteligência a atrapalhar a plena audiência, Outros elementos perturbam o ouvir. Um deles é o mecanismo de defesa. Há pessoas que se defendem de ouvir o que as outras estão dizendo, por verdadeiro pavor inconsciente de se perderem a si mesmas. Elas precisam “não ouvir” porque “não ouvindo” livram-se da retificação dos próprios pontos de vista, da aceitação de realidades diferentes das próprias, de verdades idem e assim por diante. Livram-se de novo, que é saúde, mas as apavora. Não ouvir é, pois, sólido mecanismo de defesa.

Ouvir é um desafio de abertura interior. De impulso na direção do próximo, comunhão. Ouvir é proeza e virtude. Deveria haver a palavra “ouvirtude”. Ouvir é raridade, ato de sabedoria.

Só depois que se aprende a ouvir começa a sabedoria. Descobre-se, então, o que os outros estão dizendo a propósito de falar..

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conversando com a serpente

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? "

Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim,
Gênesis 3:1-2

Eu não sei como era no início... Se de fato os animais conversavam com os homens... isso é uma hipótese, mas não creio.
Creio que Deus criou tudo como é, não creio em evolução e nem em regressão.
Então serpentes nunca falaram... nem jamais falarão em seu estado " normal".

Eva não percebe que ela tem um diálogo com a serpente. Está impressionada... Não se protege... A serpente é astuta... e Eva: ingênua.

A conversa com a serpente precede a queda da vida de Eva e seu esposo Adão.Ela não se dá conta que aquela conversa vai levar ela pro abismo.

A serpente tem esse método... ela é repetitiva... até os dias de hoje,antes de nos derrubar ela puxa assunto, quer conversa, quebra as nossas defesas.

Hoje me deu uma vontade enorme de te perguntar: Será que você não está conversando com a serpente?

Pense nas relações que você tem, nos seus pactos... Pense nos seus segredos... Nos seus pecados...
Vá sem reservas ao interior de si mesmo, e se pergunte. Esse caminho esquisito que escolheu, aonde nem você mesmo se reconhece, isso pode ser o SEU diálogo com a serpente.

Talvez te falte percepção, discernimento ou da maneira mais simples: te falta olhar com olhos espirituais.

A recusa ao arrependimento, o desejo de se jogar do abismo, a rejeição aos que te amam e tentam à todo custo demover você dessa escolha louca... Tudo isso pode ser o seu diálogo com a serpente.

Faltou a Eva olhar pra si... olhar em volta... não perder a capacidade de julgamento da situação. faltou sabedoria.

Sabedoria pra mim é a capacidade de escolher o que falar ou fazer antes de falar ou fazer...
A serpente é manipuladora. Quando menos a gente vê... já era!

Que ao ler esse bilhete Deus te leve a pensar na sua vida...

E pára de brincar de ser amigo da serpente!